JANEIRO BRANCO MÊS DA SAÚDE MENTAL E BEM ESTAR.

Janeiro branco: saiba como promover ações na sua empresa

A saúde mental, tantas vezes deixada em segundo plano, é um assunto muito importante e o início de ano é a oportunidade ideal para se tratar disso.
Em 2014 um grupo de psicólogos da cidade de Uberlândia, MG, criou a campanha Janeiro Branco que tem como objetivo promover uma cultura de saúde mental da população, porém, devido à importância da questão, esse movimento deve ser levado para o ambiente corporativo e ter implantadas ações voltadas para o bem-estar psicológico dos colaboradores.
É uma maneira de investir em psicoeducação, para a população identifique e tenha consciência de suas emoções e problemas psicológicos, podendo se prevenir e evitar que seu agravamento.

É praticamente impossível falar em problemas de saúde mental sem destacar a influência que o trabalho exerce nisso. Estima-se que 90% dos trabalhadores no Brasil, tenham sintomas de ansiedade em vários graus chegando até ao afastamento do trabalho. Outro número impressionante, aponta ainda que 70% da população economicamente ativa brasileira sofre com o excesso de estresse e esses problemas trazem consequências na rotina e na produtividade dos colaboradores prejudicando os resultados das organizações.
para obter bons resultados  é preciso ter colaboradores engajados e saudáveis porém, a preocupação com o bem-estar dos funcionários não deve ser apenas em janeiro e sim um compromisso permanente da empresa.

Historicamente, o nosso ramo de atuação se mostra potencialmente conflitivo. Em 2020 esse fato foi exponencialmente aumentado por conta da pandemia de COVID 19, tanto na relação entre condôminos quanto funcionários.

Para que possamos ter um convívio pacífico, uma mente sã e um corpo sadio (‘Mens sana in corpore sano’ ), é preciso promover ações que ajudem as pessoas nesse processo, como por xemplo:

realizar palestras e distribuir materiais informando a importância de cuidar da saúde mental;

oferecer um ambiente profissional seguro e confortável com temperatura e luminosidade agradáveis e adaptados ao serviço do seu colaborador, entre outros pontos;

conceder benefícios para motivar e valorizar os colaboradores mostrando a preocupação da organização com sua saúde e bem-estar;

incentivar e orientar quanto a hábitos saudáveis  como a prática de atividade física regular  e quanto a técnicas de relaxamento, como a meditação.

Apostar no diálogo e na postura empática. Se preocupar com o outro, cria um ambiente mais harmônico, saudável e solidário

Conflitos fazem parte da natureza humana, e se bem gerenciado podem nos trazer aprendizados, evitando danos emocionais e até consequências jurídicas.

É fundamental apostar no diálogo, mas é preciso que esse diálogo seja de forma clara e assertiva. A utilização da Comunicação Não Violenta (CNV – é uma forma de comunicação que se baseia em estarmos conscientes das nossas necessidades e dos outros, com a finalidade de falar sem machucar e ouvir sem se ofender) nos faz exercer a empatia com a outra parte e, principalmente nos ensina a falar e ouvir despidos de preconceitos tornando assim o ambiente corporativo mais leve e agradável.

O Janeiro branco põe em pauta a necessidade de se falar a respeito da saúde mental. Para as empresas, é a oportunidade para iniciar um programa contínuo para seus colaboradores com o intuito de promover o bem-estar das equipes e, também, melhorar sua produtividade.

Quando se trata de transtornos mentais, prevenir é a melhor solução.