DESAFIOS DO SÍNDICO PÓS-PANDEMIA

Com a chegada do novo coronavírus, a vida de todos foi impactada com mudanças inesperadas no trabalho, na vida pessoal, escolar e também, nos condomínios. Como forma de conter o avanço do vírus, medidas foram tomadas e a rotina de todos alterada.

Nos condomínios, por exemplo, a limpeza foi intensificada, áreas de lazer fechadas, obras não urgentes interrompidas, entre outras mudanças de hábitos e costumes de moradores e funcionários. Após meses de quarentena e isolamento social, a flexibilização das medidas, aos poucos estão sendo implantadas.

Mas isso depende muito de cada condomínio, não há uma regra específica para todos. Adaptações ao momento que vivemos variam de acordo com o perfil de cada edifício e seu gestor. O importante é que toda mudança ou regra deverá sempre passar pela aprovação de todos, ou por enquetes on-line ou Assembleia para que os interesses coletivos serão ouvidos e as decisões realizadas dentro da legalidade.

E como agir e implantar as mudanças durante esse período?
Sem dúvida a tecnologia tornou-se aliada de todos, inclusive dos condomínios.
Durante a pandemia, a tecnologia a serviço das rotinas condominiais permite que processos e atividades como emissão de boletos, acesso à pasta de prestação de contas digital, fluxo de caixa on-line, cotas pendentes, atas de reuniões entre outros, estejam sempre a disposição dos condôminos com total segurança através de aplicativos de smartphone, sites das administradoras com acesso a área do condômino, e-mails, ou seja as informações ficam a disposição a qualquer hora na, palma da mão.
Além da economia de tempo, tem a questão da segurança e o respeito ao isolamento social, evitando o contato físico. A tecnologia nos serviços condominiais com certeza terá um papel importante também no período pós-pandemia.

Outro fator que deve ser levado em conta são as aglomerações.
Durante o último ano vários hábitos foram revistos. O receio de locais com aglomeração deve permanecer no pós-pandemia. Com o passar do tempo, espaços como áreas comuns, academias, salões e hall de circulação serão, aos poucos, liberados, considerando o perfil de cada condomínio e a decisão da coletividade. Mas com certeza tais medidas serão feitas com algumas restrição para reduzir a rotatividade e a alta circulação de pessoas. Cabe ao síndico fazer com que os condôminos tenham segurança para frequentar esses lugares, adotando todas as medidas de higiene.
O uso do álcool em gel e o fácil acesso à ele deve ser facilitado e incentivado, assim como o uso de máscara nas áreas comuns, qualquer descuido pode colocar os moradores em risco. O maior desafio do síndico é, sem dúvida, educar os moradores e fazer com que eles respeitem as novas regras do condomínio durante e pós período de pandemia.

Uma comunicação clara e assertiva é um fator primordial na gestão.
Todos os cuidados e mudanças implantadas não terá o efeito desejado se o síndico não adotar uma comunicação clara e assertiva com moradores, funcionários e  prestadores de serviços do condomínio.
Fixar placas ou comunicados com as regras de uso dos espaços comuns, incentivando e explicando a maneira correta de higienizar as mãos com frequência, o distanciamento social de 1,5m, evitar aglomerações e uso de máscara de proteção, é uma maneira eficaz e de baixo custo para comunicar a todos no condomínio.
Além disso, a utilização do portal/app da Administradora é um meio interessante para enviar comunicados/informações importantes a todos por e-mail ou aplicativo de mensagem.
Todos os dias surgem novos decretos, orientações e recomendações da OMS e do Ministério da Saúde e o síndico precisa estar atento e checar o que é “fake news”  ou não, para orientar e comunicar aos condôminos, as informações corretas.

O ser humano é, e sempre será, a principal preocupação em qualquer relação, seja ela comercial, pessoal ou profissional e o conhecimento para gerir pessoas faz parte dos desafios do síndico.
Com a chegada do novo coronavírus notamos que as pessoas começaram a ter mais cuidado com as questões de saúde e comportamento, até porque, dessa forma, também estão cuidando dos outros. Isso criou uma consciência de que não estamos sozinhos, que somos parte de uma comunidade e devemos sim ter o cuidado e a preocupação com o próximo e o síndico tem um papel muito importante nesse contexto.
Seu desafio é entender todos os assuntos em relação à gestão condominial e reunir competências para gerenciar pessoas e situações, mediando conflitos, incentivando o diálogo e o bom senso.

Muitos são os desafios do síndico na pandemia e no pós-pandemia. É um momento novo para todos, e o profissional tem que ter ciência de sua importância para os moradores. A tarefa não é fácil, mas fazer uma gestão de eficiente e empática já auxilia muito nesse novo momento que estamos e que virá pela frente.

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